
Prepare-se para o maior evento nacional, on-line, em Direito Militar!!!
Nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro, acontecerá o encontro com os maiores doutrinadores do Direito Militar no Brasil, aqui no ETNA Instituto Educacional.
Parece não restar dúvidas de que os crimes dolosos contra a vida – que é o bem maior do ser humano – merecem repulsa e de consequência uma rigorosa apuração sempre que eles ocorrerem. Em um país de acentuada desigualdade social e extremada violência, o número de tais crimes – em especial o homicídio – chama a atenção dos pesquisadores.
Com o advento da Lei 9.299/1996, alterando o Código Penal Militar e a lei processual penal castrense, operou-se um deslocamento de competência dos chamados crimes dolosos contra a vida para a Justiça comum, desde que praticados por militares e contra civis. Este deslocamento de competência se constitucionalizaria com o advento da Emenda Constitucional 45/2004, mas tão somente em relação à Justiça Militar Estadual.
Desde o advento da Lei 9.299/1996 vem sendo mantido um permanente conflito envolvendo a discussão acerca de qual autoridade de polícia judiciária é, efetivamente, a encarregada da realização do inquérito, quando da ocorrência em tese do crime de homicídio decorrente de confronto entre civis e policiais militares ou entre civis e militares das Forças Armadas.
A Lei 13.491/2017 acentuou a competência da Justiça Militar da União nas hipóteses que envolvam militares federais, e desde sua edição igualmente foi questionada quanto à sua constitucionalidade.
O intuito deste evento é trazer luzes à discussão, e dentro de uma organização sistemática ele se inicia mostrando a diferença de tratamento legal existente entre os códigos penais militar e comum, passando pelas disputas indesejáveis quanto ao exercício da polícia judiciária que apura o crime, bem como a controvertida questão do arquivamento do inquérito policial militar quando não restar caracterizado o dolo da conduta do agente.
E para você que é graduado em direito e/ou pertence a alguma instituição militar e deseja aprofundar seus conhecimentos para exercer os seus direitos, bem como potencializar a sua carreira, precisa participar desse grande evento que contará com os maiores referências do Direito Militar no território nacional!!!
Tema: Crimes Dolosos contra a vida praticado por Militares.
O evento acontecerá como parte do lançamento da obra coletiva com o mesmo título.
Serão 04 dias de aulas especiais de capacitação para atuação em processos de crimes militares.
22/02/2022 às 20h
1ª PALESTRA: JORGE CESAR DE ASSIS
TEMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA E SUA
TIPIFICAÇÃO NO CÓDIGO PENAL COMUM E CÓDIGO PENAL MILITAR.
2ª PALESTRA:
FÁBIO ROGÉRIO CÂNDIDO E AZOR LOPES DA SILVA JUNIOR
TEMA: DISPUTAS INDESEJÁVEIS NO EXERCÍCIO DA POLÍCIA JUDICIÁRIA NA APURAÇÃO DO HOMICÍDIO DOLOSO CONTRA CIVIS EM SÃO PAULO
23/02/2022, às 20h
1ª) PALESTRA: RONALDO JOÃO ROTH
TEMA: ARQUIVAMENTO INDIRETO DO INQUÉRITO POLICIAL MILITAR NOS
CASOS DE CRIMES DE HOMICÍDIO DOLOSO CONTRA A VIDA DE CIVIS.
2ª PALESTRA: FERNANDO A. N. GALVÃO DA ROCHA
TEMA: RITO PROCESSUAL DO TRIBUNAL DO JÚRI NA JUSTIÇA MILITAR.
24/02/2022, às 20h
1ª PALESTRA: CÍCERO COIMBRA NEVES
TEMA:EXERCÍCIO DA DEFESA DO INDICIADO POR USO DE FORÇA LETAL
CONTRA CIVIS NO INQUÉRITO POLICIAL.
2ª PALESTRA: RODRIGO FOUREAUX
TEMA: OS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA DE CIVIS PRATICADOS POR
MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS.
25/02/2022, às 20h
1ª PALESTRA: MARCELLO STREIFINGER & JOSÉ SEMMER NETO
TEMA: ANÁLISE DAS DECISÕES DO TRIBUNAL DO JÚRI NOS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA PRATICADOS POR POLICIAIS MILITARES CONTRA CIVIS APÓS A LEI 9.299/1996.
2ª PALESTRA: JEFFERSON AUGUSTO DE PAULA
TEMA: A POSIÇÃO DOS TRIBUNAIS SUPERIORES SOBRE O CRIME DOLOSO
CONTRA A VIDA (HOMICÍDIO), PRATICADO POR MILITARES.
Quer saber como participar?
Clique no link https://etnaposgraduacao.com.br/semana-do-direito-militar/ e descubra como atuar no direito militar com competência, capacitação e segurança.
A oportunidade está com você. Aproveite-a!!!
Haverá sorteio de exemplares do livro para os inscritos participantes
Compartilhe!!!
Compartilhe esse Post!
